sábado, 25 de junho de 2011

Base Secreta - O Que Você Me Ofereceu


Sabe aquele anime de nome longo e difícil de memorizar? Sim, Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi ha Mada Shiranai, ao qual todos se habituaram a chamar de AnoHana, ele chegou ao final na ultima quinta feita (23) e tenho certeza que deixará uma marquinha toda especial, em todos que acompanharam. Assim como dito pelo Panina, no Subete Animes em sua excelente postagem sobre as expectativas para o fim:



 E ainda não sabemos o nome da flor: “(...)Toda temporada tem animes para todos os gostos, e de tempos em tempos, sempre surge aquela série que todos amam, assistem e comentam. E mais uma vez, está acontecendo novamente. Uma multidão aguarda ansiosamente pelas sextas-feiras para assistir a mais um episódio de AnoHana. Um verdadeiro sucesso, mas como tudo, ela tem um fim (...)”

Assim como Angel Beats, AnoHana tem lá seus haters, como toda série de sucesso, mas o que importa para todos os que assistiram, será sempre o quanto elas se emocionaram e se divertiram e até (!) puderam se ver  representados em cena. Só os que nos emociona e envolve nos faz relevar todas as pequenas falhas existentes no decorrer ou no “the end” da série em questão. Assim é com AnoHana, que é tão simples em sua premissa quanto Honey e Clover, e ainda que sem a mesma inspiração da Chica Umino ao catalisar as emoções de seus personagens, Mari Okada conseguiu imprimir carisma suficiente para que gerasse uma rápida identificação.


A música de encerramento pode ser vista como um resumo de todo o enredo do anime (assim como a tradução do titulo, que também tem toda uma ligação com o enredo abordado. "Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia"): “Ah, uma flor bonita, fogos de artifício no céu. É um pouco triste. Ah, a circulação do vento ao correr do tempo. Tão feliz, tão divertido. Tínhamos muitas aventuras, na nossa base secreta." Acima de tudo AnoHana é um anime sobre amizade, abalada por um grande evento que no caso é a morte de Menma e a dificuldade de todos em lidar com tal situação. Aos poucos eles foram se afastando. Cada um com seu orgulho, sua divida com o passado, sua culpa. Até que novamente, um grande acontecimento une a todos novamente.


“Conversávamos e conversávamos no fim do verão. Vendo o pôr do sol, depois vendo as estrelas. Nunca esquecerei das lágrimas que correram pelo seu rosto. “

Ela voltou, mas não ficará para sempre. Assim como um brisa passageira como bem dito por Jintan no epilogo final, já com os créditos subindo: 

“E conforme as estações forem mudando, as flores desabrochando ao lado da estrada também vão mudar. Eu gostaria de saber... quais eram os nomes das flores que desabrocharam durante aquela estação!? Elas tremiam levemente com a brisa, e arranhavam um pouco ao serem tocadas...e quando você aproximava seu nariz perto delas, era perceptível um cheiro suave como a luz do sol. Com o tempo, aquele cheiro vai desaparecer. E nós vamos crescer. Mas... Tenho certeza que aquelas flores, vão continuar desabrochando em algum outro lugar. Isso mesmo. Nós seguires em frente.”

Ending - Secret Base

Seguir em frente é difícil. Desatar os laços que nos une ao passado e as dolorosas e doces lembranças. Nem sempre a pessoa consegue romper definitivamente com o passado, ficando preso no tempo, mas como mostrado em "Byousoku 5 centimeter" (5 centímetros por segundo) e cantado em versos por Cazuza em “O tempo não para”, a vida continua (e se entregar é uma bobagem, não é mesmo Renato?). A nostalgia é deliciosa e tem a poesia do caos e desespero. Como ninguém terá a mesma sorte do Jintan ao encontrar uma Menma em seu caminho, seguir adiante é o melhor caminho, assim como bem representado na mensagem de  de Honey and Clover: 

“Fiquei procurando por algo desesperadamente. A garota que eu adorava. Mas eu agora entendo isso. Há um significado e a resposta está bem aqui. O tempo passa e um dia tudo vai virar lembranças. Mas...ali estava você. Eu também... e todos os outros. E procurávamos uma única coisa. Aqueles dias que pareciam mais um milagre. Vão continuar a rodar para sempre. Como uma doce dor, e nostalgicamente, em um lugar bem longe...no fundo do coração."

Zone - Secret Base Kimi ga kureta mono legendado em PT - Ao vivo

Não tão competente quanto, mas AnoHana entre na galeria de dramas que tem o poder de fascinar, mesmo com uma trama tão rasa e simples, e as vezes previsível. Vale a pena assistir, se você procura por algo envolvente e relacionado ao tema amizade e romance adolescente. Nada demais e que você já não tenha visto antes, MESMO. Deixo aqui a dica para excelentes críticas (construtivas e informativas) da série e que podem conter spoilers significativos sobre o enredo: Ano Hi Mita e a maravilhosa "Guturalis campestris" (Subete Animes) e Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai – AnoHana – Conclusão (Gyabbo!) ou a sem spoilers Análises em Geral - parte #29: um belo anime chamado "Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai"! (Netoin!). Fica ai a dica.

"Eu sabia que até o fim
Você berraria de seu coração "muito obrigado"
Segurando as lágrimas para dizer "adeus" com um sorriso.
É triste, as melhores lembranças..."


10 comentários :

junior disse...

um postagen no sabado isso e raro,dois personagens desse anime parecen ganta e shiro

Borbs disse...

Ando postando bem pouco aqui, mas estou sempre de olho. Vou dar uma olhadinha nesse anime nas ferias, é tanta, mas tanta gente falando dele que quero dar uma conferida. Vai que eu me surpreendo e encontro como em Madoka Magica.

Sarah disse...

Então. Hater do anime aqui, err.

(Esse comentário tem spoilers.)

Eu me decepcionei bastante com a série. Tinha uma premissa excelente e era do noitaminA, o que, pra mim, significa que não podia ser ruim. Mas lá pro terceiro episódio eu já tava achando tudo bobo demais.
O problema foi a dose tão alta de drama, sabe? Muita coisa, muitas emoções muito fortes e muitas recordações pra crianças de cinco anos. Não estou dizendo que uma tragédia desse nível não fosse afetá-los com a idade que tinham, pelo contrário, mas as marcas que deixou foram simplesmente irreais e impossíveis. O mais absurdo de tudo foi o Yukiatsu ainda gostar da Menma. Isso é tão errado em tantos níveis diferentes! Não tem como, galero.
Achei que beirou o ridículo, sabe?
No fim eu me vi odiando com fervor o anime. E pior é que não seria assim se não fosse pela fanbase, que achou tudo muito lindo e tocante e pobrezinhos deles, olha só como sofrem. Tem tanta gente tratando AnoHana como se fosse a melhor coisa em anos, o anime mais profundo e original que já viram... AnoHana é só um tearjerker. A história é tão profunda quanto uma poça d'água e o drama que poderia, de fato, haver, transformou-se em polígonos amorosos. AnoHana é isso, um anime adolescente sobre dramas amorosos.

Mas a Menma é uma fofa.

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Acabei de assistir...nem esperava muito no anime e acabei chorando feito uma boba, rs. Angel beats também foi assim, no final realmente me emocionou...Já pensou se a Menma renasce como aquela flôr? rs Honey e Clover nunca assisti...sempre adio. Mas verdade o que vc disse, eu pelo menos me identifiquei com algumas coisas no anime.

Natália Fontanna disse...

Eu chorei muito, de ficar vermelha. Já considero o melhor anime do ano. A parte que a Menma diz que ama o Jinta e que é um amor pra casar foi o auge da minha crise kkkkkkkkkkkk

Roberta Caroline disse...

@Junior
HUAHUAAHU xD Na verdade este post saiu prematuro, alias, nem era pra ter saído mas quando vi já tinha escrito e bem...é mais comentários.

@Borbs
Só não espere nada de Madoka em AnoHana. Como disse, é bem simples e continua assim.

@Sarah
HUAHUAHUAAHUA esteja sempre bem vinda. Opiniões contrarias fazem parte :) Ah um certo exagero, mas releve pois a emoção acaba falando mais alto. Mas de qualquer forma, eu considero AnoHana um ótimo anime, simples em sua premissa. Achei bem natural o Yukiatsu ainda gostar da Menma, sendo que não passou tanto tempo assim. Todos eles seguiram sua vida normalmente, apenas Jinta que continuou preso ao passado e achei bem natural isso. O anime nunca teve a pretensão de mostrar um drama maduro. Mas eu concordo com você, no que diz respeito a Menma, viu Sarah ^_^

@O Mundo escuro de Morringhan
Se você gostou de Angel Beats e HanoHana, vai conhecer o paraíso em Honey e Clover. Uma verdadeira obra prima do Noitamina.

@Natália Fontanna
Essa parte ai, eu já estava era com os olhos vermelhos e as lágrimas descendo em bicas hehehe.

Carlírio Neto disse...

Saudações

Mais uma postagem com a marca registrada da Roberta.

Mas devo discordar da jovem Sarah, pois vi em Ano Hana um drama que não vejo há muito tempo (mais ou menos desde Clannad After Story). Estou certo de que o anime não quis nunca ser maduro, mas quis cativar e emocionar, e isso ele conseguiu com maestria.

Entretanto, o último episódio teve duas metades distintas (ainda bem). Não gostei da choradeira compulsiva, mas adorei os instantes finais.

Em si, o anime está no hall dos dramas (em minha opinião, é claro). Não é "o" melhor drama, nunca almejou ser, mas está entre os melhores.

Belo texto!

Até mais!

Lamb-Desu disse...

To overrated. Gosto de dramas, mas este ai é um daqueles forçados que fazem sentir vergonha alheia. Eu estava assistindo, mas depois começou a se despencar no meu conceito. Mas como na descrição do blog, haters gonna hater kkkkkkkkkkkkkkk

Bassi disse...

Mais um anime que eu assisto por recomendação sua, dona Roberta aueehuaheaeua E com certeza não me desapontou.
Acho que posso ser suspeito pra falar, afinal meu genero preferido é drama, mas uma mini=serie potencialmente boa aqui. A história tem aquele contexto clichê de amigos de infancia, dificil de ficar sem se identificar, o que certamente foi a intenção do autor... E conseguiu no meu caso, trouxe a tona memórias e situações parecidas da infancia comum de todos nós.

Uma vez que o autor conseguiu te "fiscar", ele então investe em te colocar no clima pesado que é ter um circulo de amigos e quando alguem de dentro dele já se foi. A choradeira é em excesso, verdade (esse roteirista fez os desenhistas ficarem prós em animarem lágrimas UAHUEAHEAEUAHEU)... Talvez por falta de ideia melhor para dar o peso necessário para a situação. Ah, poderiam ter pego mais pesado na musica triste, hein =P

Alem disso, tambem é verdade que foi um pouco exagerada a disputa de interesses entre todos, principalmente entre as meninas... E bem pouco provavel que todos ali iriam aguentar tanto tempo assim guardando sentimentos tão intensos, pra levar tudo à tona numa única noite.

Mas apesar de tudo isso, acho injusto simplesmente desconsiderar esse seriado só por estes defeitos... Bastante carga de emoção, e personalidades da sociedade bem fortemente.

O Mundo escuro de Morringhan disse...

@Roberta

Honey e Clover está na minha lista há um bom tempo para assistir porque tinha parado de ver animes por um looooongoooo tempo, tem menos de dois anos que voltei à ativa a menos de 2 anos.Mas vou baixar quando mudar de conexão, a minha tá bem lenta =) mas fica anotada sua recomendação ^_^

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.