segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TOP 10 - Luta entre companheiros

Saudações!

Não importa o tempo de duração da batalha, seja ela em animes, mangás, livros, filmes, o importante é você sentir algo enquanto esta acontece. Pode ser uma intensa luta nos céus ou uma rápida troca de tiros, desde que você saiba que algo importante está em jogo ali e que será difícil para ambos os lados. Em lutas contra vilões, é preciso sempre trabalhar a respeito: se o arco dramático do protagonista for bem desenvolvido, com certeza torceremos pelo seu sucesso, perante um inimigo à altura. Por isso a primeira dezena de episódios de Bleach não funciona, afinal somos obrigados a ver Ichigo enfrentando aqueles Hollows saídos diretamente dos Power Rangers. E o mesmo pode ser dito dos Akumas em D.Gray-man.
Tenho certeza que os Megazords já venceram coisas assim..

E quando se trata de duas pessoas que estão do mesmo lado? Quando passaram o tempo todo juntos, conquistando nosso afeto, e por alguma razão particular para ambos, são obrigados a se virarem um contra o outro... A luta ganha um significado totalmente diferente, independente da maneira como é feito ou tempo, dividindo as expectativas de quem está assistindo. A sensação de que algo forte está acontecendo, acaba tornando-se automática, em maior ou menor grau – dependendo da habilidade do autor.
Por isso organizei essa lista, e já peço desculpas por não conseguir faze-la sem misturar animes e mangás. Queria muito ter conseguido dividir só animes ou só mangás, mas... Eles só enfrentam vilões, o que posso fazer se eu tinha poucas opções?
Está em ordem crescente, então calma que melhora:

10º - Ryu vs Ken
Anime: Street Fighter Victory


Apesar das críticas técnicas que eu fiz ao anime em meu texto “Preguiça de desenhar”, foi algo que marcou a infância daqueles (garotos, pelo menos) que assistiam ao “Sábado Animado” nas manhãs do SBT, lá por 1995. E rever essa luta nos dias de hoje, trás doces lembranças. A coreografia, como já disse em meu outro texto, deixa muito a desejar, mas é completamente esquecida quando os personagens começam a carregar seus golpes máximos. Estou falando, claro, do Hadou Ken contra Hadou Sho Ryu. E ao citar essa preparação, é impossível não comentar a música de fundo “Forever Friends”, que eleva o momento totalmente. Tocando alguns acordes dela ao longo de socos e diálogos no início do duelo, finalmente ouvimos toda canção enquanto eles preparam seus ataques finais. É uma música que eu gostaria de ouvir no fundo de cada confronto dessa lista.
Diálogo: “Se vai atirar em mim, então atira, Ryu!”




09º - Tai vs Matt
Anime: Digimon Adventure

Teoricamente, a equipe mais unida dos animes não deveria ser os digiescolhidos? Voltado para um público mais novo, quando iríamos imaginar que justo na primeira temporada iríamos vê-los enfrentando uns aos outros? Diferente de Pokêmon, eles não eram obrigados a se enfrentarem para avançarem nos ginásios. Os digiescolhidos precisavam trabalhar juntos não somente para salvar o digimundo das constantes ameaças, mas para também voltarem para o seu próprio mundo. E a luta acontece justamente envolvendo aquele que carrega o brasão da amizade!  Funciona não apenas em função disso tudo, mas porque não são somente os digimons que se enfrentam em suas formas supremas. Tai e Matt também se pegam no soco e trocam duras palavras antes e durante, enquanto seus parceiros digitais batalham no céu.
Diálogo: “Ahh, garoto, eu ainda não passei de folha!”

08º - Lelouch vs Suzaku
Anime: Code Geass

Zero (Lelouch) e a Armadura Branca (Suzaku) já haviam se encontrado em campo diversas vezes antes de descobrirem a verdadeira identidade um do outro. Amigos na escola, inimigos na Guerra entre Japão e Britânia. O que chama atenção é o contraste dos pontos fortes deles: Suzaku e seu Nightmare (como são chamados os robôs do anime) é muito mais forte do que os de Lelouch; por outro lado lado, Zero é muito mais inteligente e astuto em suas estratégias de guerra. É o cenário perfeito para tornar os encontros entre estes dois sempre imprevisíveis e tensos.
Diálogo: “Eu não tenho tempo pra brincar com você. Adeus, Kururugi Suzaku.”




07º - Athena Exclamation
Anime: Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya)

Este hexaelo (duelo, truelo...) envolvendo seis cavaleiros de ouro é memorável por inúmeras razões. Ocorrendo na melhor saga de todo o anime, envolvendo a classe mais forte dos cavaleiros, seis personagens ao mesmo tempo e usando a técnica máxima. Razões não faltaram para estarem na lista. Saga, Camus e Shura contra Mu, Aiolia e Milo. E estavam lutando exatamente pela mesma causa: a deusa Athena. Os efeitos que usaram para fazer a Exclamação de Athena é absolutamente sensacional, bem como a trilha sonora que acompanha. Deixando para trás a imagem fraquíssima que tínhamos no mangá, e conseguindo rivalizar com os gigantescos Kame-hame-há de Gohan e Cell em Dragon Ball Z. Uma seqüência digna de espera.
Diálogo: “Também temos aqui três cavaleiros de ouro”.



06º - Kenshin vs Sanosuke
Anime: Samurai X (Rurouni Kenshin)

O primeiro confronto entre os dois ocorre logo no início, quando estes ainda não se conheciam. Sanosuke usava uma espada gigantesca contra a de Kenshin em tamanho normal. Não achei a luta grandiosa, embora funcionasse. E como eu disse no início do texto, precisamos sentir algo pra lutar ficar realmente boa, e é o que acontece no segundo confronto dos dois. Mesmo sem espada gigante, usando apenas os punhos, eu coloquei muito mais fé nesse Sanosuke convicto de seus ideais. E é bastante criativo Kenshin contendo-se para não tirar a espada, defendendo-se dos golpes com ela ainda na bainha.
Diálogo: “Sano, eu sei que acha que sua tropa Sekihou foi tratada injustamente no passado, e esse é seu jeito de retificar isso. Eu não pretendo tira-lo disso, mas eu tenho que fazer o que acho certo.”


05º - Naruto vs Sasuke
Anime: Naruto

E se uma luta puder ser feita de emoções e ainda bastante disputada, não é ótimo? É o que acontece com estes dois rivais da nova geração. Demorando vários episódios para Sasuke sequer reconhecer a existência de Naruto como ninja (que já o considerava um rival desde o início), a luta encerra o “Naruto clássico” de forma grandiosa, já que a batalha contra Orochimaru já tinha ficado a cargo do Hokage. Começando lenta e aparentemente desigual, a batalha cresce gradualmente, tirando o máximo das habilidades dos dois. Poderia ser mais curta facilmente, sim, mas funciona. E o espírito de ambos no confronto é nítido em função de finalmente sabermos que Sasuke considera o adversário alguém do mesmo nível, e – vejam só – seu melhor amigo. E do outro lado, Naruto tentando desesperadamente salvar seu velho companheiro de equipe.
Diálogo: “Você não vai nem conseguir arranhar minha bandana.”



04º - Goten vs Trunks
Anime: Dragon Ball Z

A saga Boo começa anos depois do Cell, e somos apresentados ao filho deixado por Goku, e claro, ao bebê que Bulma já carregava na fase anterior. Ambos filhos de pais com um vasto histórico, descobrimos aos poucos a força dos dois, surpreendidos por poderem se transformar em Super Saiyajin tão jovens. E quando o início da nova fase começa com o clássico torneio de artes marciais, mal podemos conter a expectativa de vê-los chegarem na final, um contra o outro. Sabemos que Trunks é um ano mais velho e sabe voar melhor, mas Goten, bem, é filho de Goku! A luta começa sem rodeios, sem quererem disfarçar para a platéia sua força sobre humana. A trilha sonora é perfeita para o momento – como sempre foi, diga-se de passagem – e parece feita especialmente para a luta das crianças, trazendo acordes que remetem ao feliz tema de abertura. Contendo ainda algumas brincadeiras das sagas anteriores (Trunks, por ter a personalidade convencida do pai, luta sem usar um braço durante um tempo, algo que Freeza também faz contra Goku). E o final dela não podia ser melhor, deixando para o espectador decidir se o perdedor foi derrotado por ser inferior, ou simplesmente em função das regras do torneio.
Diálogo: “Bobo, não é Kame-kame-há, é kame-hame-há!”




03º: Yoh vs Silver
Mangá: Shaman King

A penúltima luta contra os 10 oficiantes do torneio é impecável. Hiroyuki Takei sabe que não queremos pausas com o clímax do mangá chegando, sendo assim coloca poucos diálogos no início da luta e o resto todo durante ela, como se estivessem conversando mentalmente. E é absolutamente linda. O traço do desenho expressa muito bem as emoções de ambos, com olhares e sorrisos perfeitos. Me emociono em todas as frases e poucas lutas tem tanta carga emocional quanto esta. Talvez seja a única batalha que eu poderia ver só lendo diálogos.
Diálogo: “Aquele garoto que eu conheci em Funbari e queria se tornar o Shaman King, está aqui diante dos meus olhos... Eu não poderia estar mais feliz. Esse é um bom dia para morrer.”



02°: Time Balneário Funbari vs Time The Ren
Mangá: Shaman King

Acontecendo na hora certa, logo após todos aumentarem suas Forças Oraculares nos volumes anteriores, e quando a Luta dos Xamãs (shaman fight) está prestes a ir para a próxima fase, este é mais um hexaelo que quem acompanha o mangá estava louco para ver. Yoh, Fausto e Ryu contra Ren, Horo-Horo e Chocolove. No anime vemos apenas uma luta treino entre eles, e no final Ren contra Yoh. No mangá não, eles se pegam pra valer mesmo. Sem enrolação, é incrível ver como Takei, gradualmente, fez com que todos do Time The Ren tivessem algo contra o Balneário Funbari, diferente do anime onde temos apenas a clássica e tediosa rivalidade do Yoh e Ren. Ali não, todos estão motivados a lutar e o fazem sem poupar os amigos, chegando até mesmo a amputarem membros dos adversários. Com os personagens no auge de suas “evoluções dramáticas” (digo, de personalidade), vemos um Ren lutando de forma totalmente diferente do início do mangá, quando era impulsivo e nervoso: agora concentrado e finalmente ciente e cuidadoso com relação às habilidades do antigo rival; além de um Horo-Horo completamente diferente daquele brincalhão que foi o primeiro adversário do Yoh na Luta das Xamãs, agora extremamente frio e violento. Uma seqüência forte em termos de emoção e de batalha.
Diálogo: “Nós estamos lutando em dois...!”



01º: Goku vs Vegeta
Anime: Dragon Ball Z

Eu sou daqueles que defenderá DBZ até a morte. Você pode apontar todos os defeitos do mundo, e com razão, que eu vou simplesmente ignorá-los e apreciar a obra de Akira Toriyama como se fosse a primeira vez. Se estivesse sendo lançado hoje, faria o mesmo sucesso do passado, tamanha a mitologia e os episódios que sempre deixam um gosto de quero mais. Sendo assim, é com maior orgulho e obviedade, que coloco os maiores rivais dos animes (pelo menos no Brasil) como primeiro colocado da minha lista. A primeira batalha entre estes ocorreu quando ainda eram inimigos e desconhecidos e sequer sonhavam em serem Super Saiyajin. Tornando-se aliados e companheiros ao final da saga do Freeza, lutando juntos contra os andróides e Cell, quando Vegeta começava finalmente a ser “domesticado” (sua relação com Bulma e o desespero ao ver Trunks morrendo), e claro, no início da saga Boo, dentro da nave do Babidi. E na última saga de DBZ, Akira nos presenteia com este duelo impecável e clássico, entre os dois SSJ, que todos sabem, são os mais fortes da raça remanescente. A coreografia feita no anime supera em muito a do mangá (algo difícil de acontecer, e prova o cuidado que estavam tendo com a qualidade do anime), e é longa no tempo ideal (diferente de Naruto vs Sasuke), sendo completamente imprevisível por natureza.
Diálogo: “Eu queria voltar a ser o Saiyajin cruel e sem piedade a quem nada importava e queria ter uma luta perfeita! Eu me sentia repugnante! Pouco a pouco, sem perceber, fui fazendo parte de vocês e fui tendo uma vida comum e aborrecida... Como foi possível que eu, um guerreiro frio, formasse uma família?!”
(sou obrigado a dar um elogio especial ao dublador Alfredo Rollo, principalmente no diálogo citado acima, que estava no auge do Vegeta, dominando o personagem completamente após anos com ele. Conseguindo demonstrar a raiva e emoção do Príncipe dos Saiyajins de uma maneira fantástica e comovente.)


---

Espero que tenham gostado, saibam que apesar de não haverem muitas opções, não foi fácil. Não apenas colocar em ordem, mas deixar de lado algumas outras. A briga entre a Revy e o Rock, de Black Lagoon, é mais uma discussão, envolvendo apenas um soco, sendo assim ficou fora da lista, embora seja excelente (principalmente com os diálogos mais coerentes do mangá). Os confrontos entre os companheiros de Beyblade são todos ótimos; Yugi contra Joe tem até uma música de fundo com a letra e ritmo que lembra muito a Forever Friends, no original chamada “No matter what”, e traduzida para apenas “Amigos”; Shaka contra Saga, Camus e Shura é sensacional; Death The Kid contra Black Star, de Soul Eater, é totalmente imprevisível... Enfim, quem sabe no futuro eu faça uma nova lista... Até a próxima!


(Para mais dos meus textos, é só ir no menu 'Crítico Nippon', ao lado direito da tela.)

8 comentários :

Patrik disse...

as q eu ja vi foi a do dragon ball z do digimon q nem lembro direito pq assisti a muito tempo ma adorei essa postagem

Jhon Almeida disse...

SENSACIONAL!!!!! \o/

Muito bom cara, e que resgate hein, lembro de ter visto a cena do Tai vs Matt quando era criança. Lembro de muita gente ter ficado chocado com os dois trocando socos em um "desenho" exibido na globo de manhã, ainda mais em um anime que era voltado mais pro público infantil (pelo menos a versão exibida na globo), e claro eu achando aquilo super foda. hehehe

Wow, a do Naruto vs Sasuke no vale do fim no "clássico" foi muito boa, mas pelo que tão prometendo depois da última OVA que soltaram, talvez a luta decisiva deles seja a mais aguardada dos últimos tempos nos animes.
Não sei se vc chegou a ver, mas tá aqui o link http://www.youtube.com/watch?v=hwbbgsGkilQ , acho que lançaram essa OVA com pequenos spoilers pra dar uma animada no anime (e funcionou) que estava uma decadência com os últimos fillers.
Mas acho que não venha a superar a épica e fodástica luta de Goku vs Vegeta, essa é daquelas memoráveis, e muito bom o registro que vc fez do dublador do Vegeta, aliás os dubladores brasileiros (só DBZ e CDZ mesmo viu) deram um show junto com essa luta.

Pedro S. Ekman disse...

Oh que foda :D

Dá uma ansiedade ve-los brigando novamente mais velhos e tal... Mas como eu escrevi no início, aquele negócio do sentir algo mais forte... Não vai ser tanto. Sasuke se distanciou demais ao longo do shippuden, e virou um boneco sem sal que nem o irmão.
Nunca exercerá o mesmo peso de quando eram mais próximos e tal.

Mas será um bom entreteniemento.

Agradeço os elogios :)

Roberta Caroline disse...

Sugoi Pedro-kun, ótimo tema que você escolheu e apesar de que eu não me identifico com a maioria (ou todas) as lutas citadas no rank, eu li e gostei bastante do que escreveu. Vegeta>>>>all

Também adorei esse exclamação de Athena e sem dúvidas que é a melhor e mais animada saga da série. Pena que Kurumada é invejo e despediu a equipe técnica que a produziu. Não fosse isso, a fase inferno poderia ter sido realmente phoda e não aquele flash idiota. Outrou confronto que tinha todo um potencial era o de Shun (transformado em Hades) com Seiya, mas que ficou muito aquém.

Ah, e não poderia deixar de citar um dos confrontos que eu mais gosto, que é o da Kagura e Yomi do anime GA-REI-ZERO. Simplesmente fenomenal e de arrepiar, alias, o anime inteirinho é sobre essa "rivalidade" entre as duas amigas e o produtores foram tão sacanas que nos fizeram ter apego pela Yomi, mesmo sabendo de tudo que viria a acontecer mais a frente. Essa pra mim, seria uma perfeita luta de companheiros, pois envolvendo mais o lado sentimental (claro que estou falando sob minha perspectiva de garota romântica e que adora confrontos mais dramáticos banhados a muitas lágrimas).

Bem, já que estou falando sobre o que gosto, deixa eu dizer que também adoro o confronto de Mato com Yomi no anime Black Rock Shooter. Duas super amigas que acabam tendo que duelar entre si. Mas o mais legal é que o enfoque mesmo é na relação de amizade das duas, o motivo de Yomi ter se voltado contra sua unica e melhor amiga e Mato, que é capaz até de ir para um outro mundo apenas para salvar sua querida amiga. Ah, eu gosto desse tipo de coisa, mas confesso que os confrontos assim em animes mais shounen até que são uma ótima distração e tratar de um lado mais profundo, tem chances até de se tornar inesquecível pra mim.

Gomen por falar tanto (hehehe), ótimo post Pedro-kun, continue nos surpreendendo D:

julio pq disse...

Parabéns pela matéria viu amiche, adoro suas críticas. E o blog continua como sempre muito bom, essas matérias feitas aqui são muito interessantes. Eu só não colocaria o Goten vs Trunks na quarta posição, pra mim eles nem entrariam.

Jhon Almeida disse...

SENSACIONAL!!!!! \o/

Muito bom cara, e que resgate hein, lembro de ter visto a cena do Tai vs Matt quando era criança. Lembro de muita gente ter ficado chocado com os dois trocando socos em um "desenho" exibido na globo de manhã, ainda mais em um anime que era voltado mais pro público infantil (pelo menos a versão exibida na globo), e claro eu achando aquilo super foda. hehehe

Wow, a do Naruto vs Sasuke no vale do fim no "clássico" foi muito boa, mas pelo que tão prometendo depois da última OVA que soltaram, talvez a luta decisiva deles seja a mais aguardada dos últimos tempos nos animes.
Não sei se vc chegou a ver, mas tá aqui o link http://www.youtube.com/watch?v=hwbbgsGkilQ , acho que lançaram essa OVA com pequenos spoilers pra dar uma animada no anime (e funcionou) que estava uma decadência com os últimos fillers.
Mas acho que não venha a superar a épica e fodástica luta de Goku vs Vegeta, essa é daquelas memoráveis, e muito bom o registro que vc fez do dublador do Vegeta, aliás os dubladores brasileiros (só DBZ e CDZ mesmo viu) deram um show junto com essa luta.

Anônimo disse...

Achei que Luffy VS Usopp tbm iria entrar na materia, mas mesmo assim o psot ficou otimo.

Anonymous disse...

Achei que Luffy VS Usopp tbm iria entrar na materia, mas mesmo assim o psot ficou otimo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.